A Casa Trilha foi projetada para ocupar um terreno em aclive de 14 metros localizado na serra de Guararu, no litoral paulista. Coberto por mata atlântica em estado inicial de recomposição, a lei permite que se construa ocupando uma mancha compacta de 30% do terreno. Um paredão de árvores altas destaca-se na área que corresponde ao recuo frontal do terreno. Na área correspondente ao recuo frontal do terreno, destaca-se um paredão vegetal composto com árvores altas e de largas copas.
Na primeira visita ao local surgiu o conceito do projeto: uma trilha tortuosa era o caminho para se chegar à parte mais alta do terreno, de onde se tinha a vista do mar e do topo das árvores. A casa foi implantada da seguinte forma: vencendo o aclive na diagonal assim como as trilhas e estradas na serra. O programa foi sendo distribuído ao longo dessa trilha com o estar se abrindo à vista, na parte mais alta da casa.
A trilha continua pelo telhado de Eco-Deck construído com madeira de manejo, que transforma toda a cobertura da casa em um amplo solário e mirante.
Autores: Pablo Alvarenga, Manoel Maia e Adriana Zampieri




